Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Visita técnica ao DNOCS em Pentecoste

Na última sexta-feira (25 de maio) visitamos o Centro de Pesquisa em Aquicultura (CEPAq) do DNOCS em Pentecoste-Ce. Essa visita era muito aguardada por nossos alunos visto ser a primeira vez que muitos deles "voariam" tão longe de casa sem a companhia dos pais.
A turma do segundo ano de aquicultura da EP de Guaiúba foi acompanhada pelos professores Thiago Andrade e Neice Torres.
Muitos preparativos foram feitos para a viabilização dessa visita, o que a tornou muito proveitosa.
Orientados pela Eng. de Pesca Josy os alunos conheceram o manejo e as estruturas para a reprodução de tilápias. Em seguida aprenderam o processo de preparação da ração masculinização ministrada a alevinos de tilápias.
A reprodução induzida de peixes reofílicos, chamada de hipofização também foi apresentada. Agenor, biólogo do DNOCS demonstrou todo o processo de preparação dos reprodutores, administração do extrato de hipófise, coleta e mistura dos gametas e por fim a incubação dos ovos.
Após a visita à sede do CEPAq fomos ao campus 2 onde são desenvolvidos os trabalhos com pirarucu (Arapaima gigas). Os alunos conferiram o trabalho de trinamento alimentar, manejo reprodutivo além de conhecerem um exemplar vivo de aproximadamente 60 kg.







Sem dúvida esse foi um dia que vai ficar marcado na memória de nossos alunos. Alguns já estão se programando até para retornar o mais breve possível para aprenderem ainda mais.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aula de campo

Aula de campo

Hoje tivemos mais uma aula de campo. O segundo ano de aquicultura pôde acompanhar uma parte das rotinas da produção de tilápias da Fazenda Vila Bela, em Guaiúba-Ce. A fazenda faz a engorda de tilápias em tanques-rede e em viveiros escavados. Os alunos puderam acompanhar uma classificação por tamanho e biometria nos tanques-rede e no viveiros puderam conhecer as instalações e acompanharam o arraçoamento.
A EEEP José Ivanilton Nocrato agradece aos proprietários da Fazenda Vila Bela e ao encarregado da piscicultura, o Sr. Arailton que recebeu a turma.