Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Visita ao polo de tilapicultura do Castanhão

Durante os dias 5, 6 e 7 de junho os alunos do 2º ano do curso técnico em aquicultura realizaram uma visita a um dos maiores polos de produção de tilápias do país, o açude Castanhão, em Nova Jaguaribara-Ce. A visita foi coordenada pelo Zootecnista Thiago Andrade, professor do curso, como parte da disciplina Aquicultura I. O Eng. de Pesca João Henrique Cavalcante, também professor do curso, acompanhou a visita.

O primeiro dia da visitas contou com a colaboração do produtor Camilo Diógenes que também é presidente da Associação Cearense de Aquicultores, associação esta que prestou grande apoio à realização da visita. Durante a visita à sua propriedade os alunos acompanharam um processo automatizado de classificação de tilápias além de conhecer a estrutura usada na produção.

O segundo dia começou com a visita à Tilápia Ce, especializada na recria de tilápias. O Eng. de Pesca Levy Sabino falou da estrutura de sua propriedade além dos procedimentos sanitários ainda pouco aplicados por outros produtores. Após uma breve explicação, Levy coordenou um processo demonstrativo de vacinação de tilápias quando os alunos puderam participar da prática.

Após a visita à Tilápia Ce, a turma visitou a APLAGES - Associação dos Processadores e Piscicultores de Jaguaribara e Lages, onde pode ser visto o trabalho artesanal de beneficiamento do couro da tilápias para uso em peças decorativas, bolsas, carteiras e outros itens.

Após o almoço, visitou-se uma unidade de produção de alevinos de tilápia acompanhada pela Eng. de Pesca Larissa onde pode-se conhecer a estrutura usada para manutenção de reprodutores e larvicultura. Logo após a turma dirigiu-se ao DNOCS e o Eng. Civil Ulisses de Souza, coordenador do Complexo Castanhão, apresentou um vídeo institucional alusivo aos 100 anos da instituição e seu trabalho de enfrentamento às secas na região Nordeste do Brasil. Ulisses também falou do histórico do açude e outros fatos ocorridos durante sua construção.

O último dia de visita contou com a colaboração do produtor Danúzio e sua equipe, representada por Maiara que apresentou a estrutura da piscicultura e um processo de classificação associado a um tratamento profilático.

O Curso Técnico em Aquicultura da EEEP José Ivanilton Nocrato agradece a todos que colaboraram com a visita, em especial: Tony Albuquerque, Camilo Diógenes, Ronaldo Melo, Levy Sabino e Ulisses de Souza.