Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Aulas práticas de Processamento do Pescado e Reprodução de Peixes

Entre os dias 28 e 30 de novembro, os alunos do 2º ano do curso técnico em aquicultura realizaram aulas práticas no Centro de Pesquisas em Aquicultura do DNOCS, em Pentecoste, referentes às disciplinas de Genética e Reprodução de Organismos Aquáticos e Tecnologia e Processamento do Pescado.

Foram feitas as seguintes práticas:
  • Hipofização;
  • Sexagem de tilápias;
  • Preparação de ração de masculinização para tilápias;
  • Avaliação de eficiência do processo de masculinização de tilápias;
  • Preparação de filé de peixe;
  • Filé empanado;
  • Carne mecanicamente separada;
  • Preparação de pratos à base de peixe: caldo, ceviche e patê.
O curso técnico em aquicultura agradece o apoio do DNOCS, em especial à hospitalidade do Sr. Vando, e as orientações técnicas concedidas pela Sra. Socorro Mesquita e Sr. Agenor.










quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

FENACAM'16


http://fenacam.com.br/afeira-sobre

A FENACAM’16 que foi realizada entre os dias 21 e 24 de Novembro de 2016, no Centro de Eventos do Ceará, na Cidade de Fortaleza (CE). Ocorreram quatro distintos eventos:
  • XIII Simpósio Internacional de Carcinicultura
  • X Simpósio Internacional de Aquicultura
  • XIII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura
  • XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar

Os mencionados eventos foram programados para atender às expectativas e os interesses de toda a cadeia produtiva da carcinicultura marinha e da aquicultura brasileira, cuja realização ocorreu de formas simultâneas e independentes. A FENACAM permitiu uma concreta interação entre os carcinicultores, aquicultores, palestrantes, painelistas, congressistas, expositores de serviços, insumos, equipamentos e, demais componentes da cadeia produtiva da aquicultura / carcinicultura marinha.

A EEEP José Ivanilton Nocrato agradece à  Associação Cearense de Criadores de Camarão, a ACCC, representada pelo consultor técnico Tony Albuquerque e pela Secretária Kelly Holanda, pelo apoio que permitiu a participação dos Professores Thiago Andrade, coordenador do Curso Técnico em Aquicultura e Lana Leite, orientadora de estágios.

Professor Thiago Andrade e Fábio Sussel, apresentador do Programa Aquanegócios, da FishTV

Fonte: www.aquaculturebrasil.com
Fonte: Diário do Nordeste

II Congresso Aquinordeste SEBRAE

Durante os dias 17 e 18 de novembro o SEBRAE-Ce realizou no Hotel Oásis, em Fortaleza o II Congresso Aquinordeste. O evento faz parte de uma iniciativa do SEBRAE para o desenvolvimento da aquicultura nos estados da Região Nordeste e conta com várias atividades, dentre elas a capacitação técnica.

Os alunos do segundo do curso técnico em aquicultura da EEEP José Ivanilton Nocrato, acompanhados pelos Professores Thiago Andrade e Lana Leite assistiram as palestras no dia 18, que contou com a participação do consultor Fernando Kubitza, Eng. Agrônomo com extensa experiência em aquicultura e autor de diversos livros técnicos. Logo após a palestra, Kubitza interagiu com a turma com sua habitual hospitalidade e carisma.

O curso técnico em aquicultura da EEEP José Ivanilton Nocrato agradece ao SEBRAE e ao consultor Fernando Kubitza pela oportunidade de aprimoramento profissional concedida aos alunos e professores.