Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Técnica pode aumentar em até 80% produção de lambari (piaba)

Expectativa é de maior demanda pelo peixe, para uso como isca

por Globo Rural On-Line
Instituto de Pesca de SP
São Paulo concentra 70% da produção nacional de lambari (Foto: Instituto de Pesca de SP)
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que pode aumentar em até 80% a produção de lambaris. A pesquisa, que se baseia em reprodução sincronizada, será apresentada durante um curso sobre técnicas de cultivo do peixe, nesta semana, em Cachoeira das Emas, no interior de São Paulo. 

De acordo com a Apta, a reprodução sincronizada é induzida a partir da injeção de um hormônio na hipófise do lambari. Desta forma, os peixes atingem a maturidade reprodutiva na mesma época, ordenando a produção. 

“Sem essa técnica, os alevinos vão nascer de forma desordenada. Com isso, os peixes maiores podem comer os menores e causar um problema de logística, porque na época em que se reproduzem, os produtores podem não ter tanques para colocá-los”, explica o [Zootecnista] Fábio Sussel. 

A técnica já é utilizada desde 1930 para peixes maiores e foi adaptada. Uma diferença, segundo os pesquisadores, é que nas espécies grandes, o hormônio é aplicado de acordo com o peso enquanto no lambari, pode ser aplicada uma quantidade igual para todos. 

Os pesquisadores afirmam também que a técnica pode ser aplicada até por pequenos criadores, já que é de baixo custo. É necessária apenas uma encubadora, que custa, em média, R$ 400, além de uma caixa de mil litros de água. 

De acordo com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), o Brasil produz 50 milhões de toneladas de lambari por ano, 70% no estado de São Paulo. Goiás e Mato Grosso do Sul também são importantes produtores. 

A expectativa é que a demanda pelo peixe aumente em até 12 vezes, principalmente em função do uso como isca para a pesca do atum. A atividade usa tradicionalmente como isca a sardinha. Mas, segundo os pesquisadores, o lambari tem se mostrado eficaz, que tem estimulado a procura. 

“Mesmo sendo um peixe de águas doces, o lambari não causa nenhum prejuízo ao ecossistema ao ser colocado no oceano, já que sobrevive por apenas 30 minutos em água salgada”, informa a Apta.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Processo Seletivo SDA – CE | Edital 031/2013

Governo do Estado do Ceará, através da SDA, abre as inscrições de Processo Seletivo em busca do preenchimento de vagas de diversas categorias.

Cargos e Remuneração

O Processo Seletivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) do Estado do Ceará, demanda através do edital 031/2013, 383 profissionais para concessão de bolsas de transferência tecnológica com função de nível superior e de nível médio, no âmbito do Programa Agente Rural.

A seleção abre vagas para Eng. de Pesca, Zootecnistas, Técnicos em Aquicultura dentre outras classes profissionais.


Fonte: http://www.agrobase.com.br/concursos/2013/processo-seletivo-sda-ce-edital-031-2013/

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Conheça a programação da X Semana do Peixe no Ceará


A participação de você, de sua família, dos seus amigos e de sua empresa será muito importante para o sucesso da X Semana do Peixe!
A campanha, que estimula o consumo de pescado, terá andamento nas duas primeiras semanas de setembro.
Este ano a campanha terá muitas surpresas e novidades e a participação, pela primeira vez, de várias redes estaduais de ensino e de 93 restaurantes populares e 136 cozinhas comunitárias do País, que divulgarão cartazes e cartilhas e oferecerão pratos à base de pescado.
Em todo o País haverá a participação de supermercados, bares e restaurantes, escolas, centros de saúde, empresas e instituições.
O lançamento oficial da X Semana do Peixe será em Brasília, na próxima segunda-feira, dia 02 de setembro, no Mercado do Peixe da Ceasa, às 10 horas, com a presença do ministro Marcelo Crivella.
No próximo sábado (31 de agosto), o ministro participará da abertura da Semana do Peixe no Mercado de Peixes de Cabo Frio. No domingo, a cidade do Rio de Janeiro será palco do lançamento oficial da X Semana do Peixe no estado. O ministro Crivella estará presente no Posto 6, da praia de  Copacabana, a partir das 9 horas. Outros estados também serão visitados pelo ministro, como parte da campanha.
A Semana do Peixe faz bem para a saúde e também para os preços. No ano passado, a campanha aumentou o consumo nacional de peixe em 20% e reduziu os preços para o consumidor em 24%.