Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2020

13° ENAR & 4° TECHNOFROG

 

13° ENAR & 4° TECHNOFROG

Encontro Nacional de Ranicultura & International Meeting on Frog Research and Technology



Encontro Nacional de Ranicultura (ENAR) é um evento genuinamente brasileiro, que começou em 1978, em Brasília (DF). Sua última edição ocorreu em 2011 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Desde então, nenhum outro evento nacional ocorreu. O ENAR sempre foi um evento de celebração e união entre produtores, técnicos, pesquisadores, professores e empresários em geral, que trabalham ou têm interesse na criação comercial de rãs. No intuito de eliminarmos esse lapso de tempo e seguindo a tendência crescente dos eventos virtuais em tempos de pandemia de Covid-19, estamos organizando o encontro no formato nacional e internacional (ENAR/TECHNOFROG), totalmente "on-line", a ser realizado entre os dias 9 e 13 de novembro de 2020.  O Tema escolhido para essa edição é "Carne de rã: a proteína aquática do milênio".

The National Raniculture Meeting (ENAR) is a genuinely Brazilian event, which began in 1978, in Brasília (DF). Its last edition occurred in 2011 at the Federal University of Uberlândia (UFU/MG). Since then, no other national events have taken place. ENAR has always been an event of celebration and union between producers, technicians, researchers, teachers and entrepreneurs in general, who work or are interested in the commercial rearing of frogs. In order to eliminate this time lapse and following the growing trend of virtual events in times of Covid-19 pandemic, we are organizing the meeting in national and international formats (ENAR/TECHNOFROG), totally “on-line”, to be held between November 9th to 13th, 2020. The theme chosen for this edition is "Frog meat: the aquatic protein of the millennium".


Site do evento: https://www.even3.com.br/enar13online2020/

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Isolamento de bactéria probiótica do surubim híbrido Pseudoplatystoma reticulatum x Pseudoplatystoma corruscans (Siluriformes: Pimelodidae): uma abordagem hematológica

O texto publicado na Aquaculture Reports, sob o título original "Isolation of probiotic bacteria from the hybrid South American catfish Pseudoplatystoma reticulatum × Pseudoplatystoma corruscans (Siluriformes: Pimelodidae): A haematological approach", foi traduzido e apresentado na forma de seminário pelo Prof. Thiago Andrade. A apresentação utilizada está disponibilizada abaixo para que mais pessoas possam acessar o trabalho de Mouriño e colaborados.

O texto original está disponível no link https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352513416300102.



sábado, 18 de abril de 2020

Cursos na modalidade EAD na área de aquicultura

O Programa Novos Caminhos, oferta 3.440 novas vagas de educação profissional e tecnológica na modalidade Educação a Distância. A UFRN disponibiliza neste portal, duas opções de cursos nas áreas de aquicultura: Produção de peixes ornamentais e Produção organismos aquáticos.

Mais informações você pode encontrar aqui
.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Bioflocos autotróficos (ABFT) usando Chlorella vulgaris e Scenedesmus obliquus afeta positivamente a performance da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) - Apresentação

Muitas disciplinas feitas em cursos de mestrado e doutorado promovem a apresentação de seminários realizados pelos formandos. Essa atividade exige que o aluno estude um determinado assunto ou artigo, elabore uma apresentação e compartilhe o conhecimento com os seus pares no curso. Com o auxílio da internet, a apresentação pode chegar a pessoas em diversos locais que podem também tirar proveito das informações tratadas no seminário.

Os seminários realizados pelo Prof. Thiago Andrade durante o Mestrado em Engenharia de Pesca, na Universidade Federal do Ceará serão gradualmente disponibilizados no blog Aquicultura no Ceará, começando pela apresentação do artigo "Bioflocos autotróficos (ABFT) usando Chlorella vulgaris e Scenedesmus obliquus afetam positivamente a performance  da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), cujo título original é "Autotrophic biofloc technology system (ABFT) using Chlorella vulgaris and Scenedesmus obliquus positively affects performance of Nile tilapia (Oreochromis niloticus), de Jung et al. O trabalho foi publicado em 2017 na revista Algal Research.

O link para o texto original é https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2211926417305878.

Segue a apresentação


segunda-feira, 30 de março de 2020

Visita à Aquisa e DNOCS Pentecoste

Os alunos do 3º ano do curso técnico em aquicultura da Escola Profissional de Guaiúba tiveram a oportunidade de visitar duas referências para a aquicultura cearense no dia 13 de março.
Pela manhã, os alunos, acompanhados pelo Prof. Thiago Andrade, visitaram a Aquisa, fazenda produtora de camarão, no município de Paraipaba, pertencente ao Grupo Samaria, o maior produtor de camarão do Brasil. O Grupo realiza, além da engorda do camarão, a larvicultura, que conta com trabalhos de melhoramento genético, a produção da própria ração, bem como o processamento da produção. Os estudantes foram recebidos pelo Eng. de Pesca, Augusto Albuquerque, que apresentou os principais aspectos do manejo realizado pela propriedade bem como as instalações.
Após a visita da manhã, o grupo de alunos foi até o município de Pentecoste onde funciona o Centro de Pesquisas em Aquicultura do DNOCS onde foram recepcionados pelos Engs. Agrônomos Socorro Mesquita e o Pedro Eymard que mostraram o trabalho desenvido por sua equipe no cultivo de tilápia e Pirarucu.
O curso técnico em aquicultura agradece a todos que receberam os alunos para compartilhar um pouco de sua experiência.












terça-feira, 3 de março de 2020

EFEITO DO EXSUDADO DA RAIZ DE HORTELÃ VERGAMOTA (Mentha X piperita var citrata) SOBRE MONOGENOIDES EM TILÁPIAS DO NILO (Oreochromis niloticus) CRIADAS EM SISTEMA DE AQUAPONIA

No dia 31 de janeiro de 2020 o Prof. Thiago Andrade defendeu sua dissertação de mestrado com o título acima. Segue abaixo o resumo do trabalho desenvolvido:

As plantas liberam através de suas raízes compostos orgânicos com diferentes características e ações. Há relatos de que a Mentha piperita libera resíduos através do sistema radicular com efeito alelopático. Também é conhecido o efeito antiparasitário da hortelã-pimenta sobre monogenoides em peixes.

Sistemas de produção aquapônicos aproveitam a mesma água e certas estruturas para o cultivo simultâneo de peixes e vegetais. Dessa forma, este trabalho propõe-se a investigar se a hortelã vergamota (Menta X piperita var citrata) controla a infestação de monogenoides em tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) através do exsudado de suas raízes, em sistema de aquaponia.

Foram realizados dois experimentos. O primeiro utilizou dois tratamentos e quatro repetições, com 30 tilápias do Nilo cada com peso médio inicial de 7,7 g tendo duração de 60 dias. Os tratamentos eram: com e sem hortelã em associação, em água de baixa qualidade. Foi observado incremento de 13,3% na sobrevivência (embora parasitados), bem como na biomassa (11,3%) onde havia hortelã, sugerindo que a planta contribuiu para a sanidade e o desempenho dos animais, porém sem efeito antiparasitário.

O segundo experimento utilizou três tratamentos com quatro repetições em cada um, durante 45 dias. Os tratamentos foram: aquaponia com alface (Lactuca sativa. CA), aquaponia com hortelã (CH) e cultivo de peixes sem vegetal (SP), mantendo-se a qualidade da água dentro das faixas de conforto para a tilápia do Nilo. Foram utilizados 22 juvenis, com peso médio inicial de 1,9 g ± 0,45.

Nos tratamentos em associação com plantas, houve um significativo incremento no peso médio dos peixes (3,89 g ± 018 – CA; 4,15 g ± 0,17 – CH; e 3,49 g ± 0,18 – SP; p<0,05), bem como manutenção da qualidade da água para amônia (0,44 – CA; 0,38; e 1,25 – SP; p<0,05) e pH (6,86 – CA; 6,80 – CH; e 5,64 – SP; p<0,05), independentemente da espécie vegetal. Os índices parasitológicos não diferiram estatisticamente entre os três tratamentos.

Conclui-se então que as plantas, como elemento de um sistema de cultivo de peixes, contribuem de forma efetiva para o desempenho dos animais, em especial, pelo controle na qualidade da água. Entretanto, não foi possível concluir que o exsudado das raízes de hortelã vergamota podem controlar a população de monogenoides de tilápia do Nilo.

Agradecemos a todos os que de alguma forma colaboraram para a realização do trabalho, em especial ao Sr. Bessa, da Piscicultura São Pedro e Sr. Marcílio da Piscicultura Fort Alev que cederam alevinos para as atividades bem como ao Sr. Paulo, da Hidro Horta que disponibilizou mudas de hortelã e alface para a pesquisa.

Alguns alunos do curso técnico em aquicultura da Escola Profissional de Guaiúba também tiveram participação no desenvolvimento do trabalho: Marcilene, Matheus, Iasmyn, Willian, Evelyn, Isabele, Karine, Theresa, Wanderson, Helen, Carliene, Renan, Letícia, Ericson, bem como outros do período (2018-19) além de alunos e anos anteriores anteriores, que foram fundamentais no desenvolvimento do sistema de aquaponia da escola.

Abaixo você pode conferir a apresentação utilizada durante a defesa:




Link para dissertação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50351