Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Festival do Camarão da Costa Negra

Durante os dias 14, 15 e 16 de novembro 48 alunos do curso técnico em aquicultura da EEEP J. I. Nocrato estiveram em Acaraú acompanhando a programação do V Festival Internacional do Camarão da Costa Negra. O evento promoveu o Festival Gastronômico, o Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Leste e o I Simpósio Internacional de Indicações Geográficas da Costa Negra. Os alunos puderam também participar de uma oficina de produção de camarões na Fazenda Aquacrusta.

















Para os alunos:
1. Qual foi o ponto alto do evento?
2. O que mais lhe chamou atenção na produção de camarões?
3. Qual assunto foi novidade para você?

Use as perguntas acima para orientar seus comentários.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013


1ª visita técnica da turma 2013

Os alunos do 1º ano realizaram a sua primeira visita técnica do curso de aquicultura. Hoje eles visitaram a Fazenda Vila Bela que produz tilápias. Os alunos foram acompanhados pelo Prof. Thiago Andrade que ministra a disciplina de Introdução à Pesca e Aquicultura e do Prof. João Henrique também docente do curso técnico em aquicultura da EEEP J. I. Nocrato.


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

SPA tem novo secretário

Seg, 07 de Outubro de 2013 08:05 

O Delegado aposentado da Policia Civil, Francisco Sales de Oliveira, que havia assumido a Controladoria Geral de disciplina da PM, no lugar do atual Secretário de Segurança Publica, Servilho Paiva é o novo secretário da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), no lugar do engenheiro de pesca Ricardo Nogueira Campos.

Dr. Sales, como é conhecido, é o terceiro secretário na pasta da SPA, o mesmo integrou a equipe de Moroni Torgan durante sua gestão como secretário de segurança na SSPDS, no governo de Tasso Jereissati, no cargo de subsecretário.

08.10.2013

Assessoria de Comunicação da SPA 

Fonte: http://www.spa.ce.gov.br/index.php/noticias/43751-spa-tem-novo-secretario

Nota do blog: o ex-secretário Ricardo Campos contribuiu de maneira efetiva com o curso técnico em aquicultura da EEEP José Ivanilton Nocrato por diversas vezes. Agradecemos sua prestimosa ajuda e ainda aguardamos sua presença em nossa escola. Desejamos que o novo secretário dê continuidade ao excelente trabalho que o Sr. Ricardo Campos deixou à frente da SPA.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Técnica pode aumentar em até 80% produção de lambari (piaba)

Expectativa é de maior demanda pelo peixe, para uso como isca

por Globo Rural On-Line
Instituto de Pesca de SP
São Paulo concentra 70% da produção nacional de lambari (Foto: Instituto de Pesca de SP)
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que pode aumentar em até 80% a produção de lambaris. A pesquisa, que se baseia em reprodução sincronizada, será apresentada durante um curso sobre técnicas de cultivo do peixe, nesta semana, em Cachoeira das Emas, no interior de São Paulo. 

De acordo com a Apta, a reprodução sincronizada é induzida a partir da injeção de um hormônio na hipófise do lambari. Desta forma, os peixes atingem a maturidade reprodutiva na mesma época, ordenando a produção. 

“Sem essa técnica, os alevinos vão nascer de forma desordenada. Com isso, os peixes maiores podem comer os menores e causar um problema de logística, porque na época em que se reproduzem, os produtores podem não ter tanques para colocá-los”, explica o [Zootecnista] Fábio Sussel. 

A técnica já é utilizada desde 1930 para peixes maiores e foi adaptada. Uma diferença, segundo os pesquisadores, é que nas espécies grandes, o hormônio é aplicado de acordo com o peso enquanto no lambari, pode ser aplicada uma quantidade igual para todos. 

Os pesquisadores afirmam também que a técnica pode ser aplicada até por pequenos criadores, já que é de baixo custo. É necessária apenas uma encubadora, que custa, em média, R$ 400, além de uma caixa de mil litros de água. 

De acordo com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), o Brasil produz 50 milhões de toneladas de lambari por ano, 70% no estado de São Paulo. Goiás e Mato Grosso do Sul também são importantes produtores. 

A expectativa é que a demanda pelo peixe aumente em até 12 vezes, principalmente em função do uso como isca para a pesca do atum. A atividade usa tradicionalmente como isca a sardinha. Mas, segundo os pesquisadores, o lambari tem se mostrado eficaz, que tem estimulado a procura. 

“Mesmo sendo um peixe de águas doces, o lambari não causa nenhum prejuízo ao ecossistema ao ser colocado no oceano, já que sobrevive por apenas 30 minutos em água salgada”, informa a Apta.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Processo Seletivo SDA – CE | Edital 031/2013

Governo do Estado do Ceará, através da SDA, abre as inscrições de Processo Seletivo em busca do preenchimento de vagas de diversas categorias.

Cargos e Remuneração

O Processo Seletivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) do Estado do Ceará, demanda através do edital 031/2013, 383 profissionais para concessão de bolsas de transferência tecnológica com função de nível superior e de nível médio, no âmbito do Programa Agente Rural.

A seleção abre vagas para Eng. de Pesca, Zootecnistas, Técnicos em Aquicultura dentre outras classes profissionais.


Fonte: http://www.agrobase.com.br/concursos/2013/processo-seletivo-sda-ce-edital-031-2013/

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Conheça a programação da X Semana do Peixe no Ceará


A participação de você, de sua família, dos seus amigos e de sua empresa será muito importante para o sucesso da X Semana do Peixe!
A campanha, que estimula o consumo de pescado, terá andamento nas duas primeiras semanas de setembro.
Este ano a campanha terá muitas surpresas e novidades e a participação, pela primeira vez, de várias redes estaduais de ensino e de 93 restaurantes populares e 136 cozinhas comunitárias do País, que divulgarão cartazes e cartilhas e oferecerão pratos à base de pescado.
Em todo o País haverá a participação de supermercados, bares e restaurantes, escolas, centros de saúde, empresas e instituições.
O lançamento oficial da X Semana do Peixe será em Brasília, na próxima segunda-feira, dia 02 de setembro, no Mercado do Peixe da Ceasa, às 10 horas, com a presença do ministro Marcelo Crivella.
No próximo sábado (31 de agosto), o ministro participará da abertura da Semana do Peixe no Mercado de Peixes de Cabo Frio. No domingo, a cidade do Rio de Janeiro será palco do lançamento oficial da X Semana do Peixe no estado. O ministro Crivella estará presente no Posto 6, da praia de  Copacabana, a partir das 9 horas. Outros estados também serão visitados pelo ministro, como parte da campanha.
A Semana do Peixe faz bem para a saúde e também para os preços. No ano passado, a campanha aumentou o consumo nacional de peixe em 20% e reduziu os preços para o consumidor em 24%.



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PECNordeste


Na busca constante pelo fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio da pecuária do nosso Estado, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE e os Sindicatos dos Produtores Rurais promovem de 03 a 05 de setembro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará, o XVII Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, evento que este ano debaterá a temática “Viver Bem no Semiárido”.
O Seminário Nordestino de Pecuária tem como destaque a realização de uma extensa programação técnico-científica de capacitação, com a presença dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural, importantes cadeias produtivas na dinamização da economia rural.
Além da programação técnica, com palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, o evento conta com uma área de 10 mil m2 para exposição, onde serão realizados a XVII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários e a II PECLEITE, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais, apoiando o setor produtivo na realização de investimentos, na comercialização de sua produção, na apresentação de serviços e incentivando às atividades não agrícolas no meio rural, principalmente, o artesanato e o turismo no espaço rural e natural.

PÚBLICO-ALVO


  • Produtores rurais, micro e pequenos empresários e profissionais liberais ligados ao agronegócio;
  • Estudantes, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas e pesquisadores;
  • Instituições Públicas Municipais, Estaduais e Federais, Associações, Sindicatos Rurais, Órgãos Governamentais, Empresas Privadas.

domingo, 4 de agosto de 2013

Provas de concursos para técnicos em aquicultura

Para quem pretende fazer o concurso da Pref. de Icapuí:

Quem quer passar em um concurso deve estudar. E muito! Os links abaixo são para downloads de provas que outros órgãos públicos aplicaram em concursos. Baixem e testem o seu conhecimento respondendo as perguntas como se estivessem no concurso. O que vocês não souberem, pesquisem o assunto.

http://www.pciconcursos.com.br/provas/download/assistente-tecnico-a-tecnico-em-aquicultura-chesf-cespe-2002









sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Festival da Tilápia e Camarão


A Associação Cearense de Aquicultores – ACEAQ e a Associação Cearense dos Criadores de Camarão – ACCC, promoverão nos dias 3, 4 e 5 de Setembro, dentro do espaço do Pecnordeste, o Festival da Tilápia e Camarão que reunirá seletos profissionais e ações pertinentes à promoção da Tilápia e Camarão para o mercado gastronômico. O Evento vem empreender com o apoio de empresas privadas e institucionais ligadas à cadeia produtiva da Tilápia e Camarão.
O Festival terá em seu formato as seguintes ações: Palestras Técnicas, Exposição de Produtos da Cadeia produtiva da Tilápia e Camarão, Estande Anfitrião da Associações, Gastronomia especializada e diversificada na culinária base da Tilápia e Camarão.
Além de promover os diferentes usos da Tilápia e Camarão na gastronomia, o Festival tem o propósito de divulgar a nobreza das carnes dessas espécies, e gerar sustentabilidade ao setor de aquicultura do Estado.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca


Apresentação

A Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado da Bahia – AEP/BA, a Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil – FAEP/BR e a Associação Brasileira de Engenharia de Pesca – ABEP estarão promovendo no período de 20 a 24 de outubro de 2013, no município de Paulo Afonso, o XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA com o tema principal: Engenharia de Pesca: Responsabilidade sócio-econômica e ambiental para o desenvolvimento da pesca e aquicultura.

O XVIII CONBEP apresenta-se como um espaço técnico científico para discussão de como gerar alimento e renda sem esgotar e/ou alterar de forma significativa os recursos naturais existentes, preocupação esta que está em consonância com organizações não governamentais, governos e sociedade civil de todo o mundo. A realização deste Congresso vem solidificar o Brasil, como um pólo emergente de pesquisa e produção de alimentos oriundos do meio aquático.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Prêmio Jovem Cientista


Estado ganhará 43 parques aquícolas em cinco cidades

26.06.2013
Itapipoca, Trairi, São Gonçalo, Icapuí e a Amontada foram os municípios selecionados pelo governo federal

Fortaleza. A aquicultura do Estado do Ceará está prestes de passar por uma verdadeira transformação. A ideia é aproveitar o potencial marítimo do litoral cearense para esse tipo de produção. O governo federal pretende implantar 43 parques aquícolas já a partir deste ano em 45 mil hectares já mapeados. Quem está em Fortaleza, para trazer a novidade, é a própria secretária nacional de Planejamento e Ordenamento, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Maria Fernanda Nince.

O Ceará já é destaque na produção do pescado em água doce FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Segundo ela, serão beneficiados cinco municípios cearenses: Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Icapuí, Amontada e Trairi. "Serão 43 parques não muito grandes, mas que ocuparão juntos a soma de 35 mil hectares para cultivo de peixe e 10 mil hectares para algas", especifica, ressaltando que esses 45 mil hectares representam mais da metade do total (81 mil hectares) trabalhado no Brasil, atualmente.

Também hoje a secretária se encontrará com especialistas da ´Fundación Chile´ para a possível formalização de parcerias em Pesquisa e Desenvolvimento e prestação de serviços, entre os dois países, na área.

Condições naturais

Ela reforça que o Estado do Ceará tem um potencial enorme para a implantação dos parques aquícolas. A produção estimada pelo MPA é de 12 toneladas/ hectare em um ciclo com durabilidade de um ano.

A secretária diz que existe uma experiência bem sucedida em Santa Catarina de parque aquícola marítimo no País. Além disso, outras unidades da Federação receberão investimentos do governo federal. São eles Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará e Sergipe. Mas o Ceará, conforme Maria Fernanda, é o que apresentará maior número de parques.

"Um conjunto de fatores ambientais e de envolvimento de entidades no Estado justifica esse investimento aqui. A qualidade das espécies existentes, temperatura ideal, e a parceira com órgãos locais, entre eles, o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC)", explica a representante do MPA.

A secretária acrescenta que a economia local desses municípios deverá receber um forte impulso. "O potencial para o cultivo é bem grande. A gente pretende gerar emprego para um público-alvo diretamente relacionado de 40 mil pessoas no projeto", ressalta a secretária. O Ceará já é reconhecido pela sua produção aquícola e m água doce, sobretudo, no Açude Castanhão, o maior do Estado, com produção de tilápia, que tem projeção de produção de 32 mil toneladas de pescado por ano, gerando, de forma imediata, 800 empregos.

Ela revela que a alga a ser cultivada chama-se Glacilária, indicada para alimentação e indústria química, mais precisamente utilizada no setor de cosméticos. Dentre as espécies de peixes, os previstos são beijupirá e cioba. "Mas o estudos do Labomar devem apontar uma quantidade maior de espécies a serem trabalhadas dentro dos parques no litoral cearense", antecipa a secretária nacional do MPA.

De acordo com a secretária, os recursos serão oriundos do orçamento do Ministério. "Os custos serão por etapas. As fases iniciais sempre começam com estudo ambiental, que nos dá a garantia de que a área será boa para produção, com garantia sustentável", conta.

Maria Fernanda salienta que cada etapa gira em torno de R$ 1 milhão, e que o principal custo é de sinalização náutica da área delimitada. "Os estudos já foram realizados junto ao Labomar. O próximo passo será o aval da Capitania dos Portos. Esse passo é importante para que tenhamos a primeira conversa do licenciamento ambiental com a Semace. Os locais já foram identificados pelo levantamento do Labomar, mas podem ser necessários ajustes", diz Fernanda, mostrando-se confiante em relação ao andamento da burocracia.

Ela estima que, ainda neste ano, seja possível a inauguração do primeiro parque aquícola marinho no Ceará. "Nossa interlocução com prefeituras, governo estadual e demais entidades envolvidas está sendo muito boa. Esse processo até a licitação deve correr com celeridade. E nos próximos três meses podemos estar publicando algum tipo de seleção pública para que possam aderir ao programa", resume a secretária.

Segundo ela, a prioridade da iniciativa é beneficiar os pequenos produtores. "Nosso objetivo inicial é atender à demanda reprimida do pequeno pescador e empreendedores individuais. O foco são os empreendimentos sociais, mas vai existir uma reserva para empreendimentos comerciais. O custo nesse caso será do próprio investidor", explica.

Por municípios

Ela também detalha a parte do investimento dedicada a cada um dos cinco municípios cearenses envolvidos na iniciativa. Icapuí terá a maior área de cobertura (16 mil ha), distribuídos em oito parques marinhos sendo 4,7 mil hectares destinados exclusivamente para as algas, o maior espaço dentre todas as demais cidades litorâneas.

O município de São Gonçalo do Amarante terá sete parques com 1,8 mil ha. Itapipoca, por sua vez, terá a maior quantidade de parques aquícolas do Ceará (dez, no total), em uma área de 6,4 mil ha. Amontada e Trairi terão, respectivamente, 11,2 mil ha e 12,5 mil ha, com nove parques cada um.

Mais informações

Ministério da Pesca e Aquicultura
http://www.mpa.gov.br/
Telefone: (61) 2023-3000
Fax: (61) 3218-3732

ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER

Matéria disponível em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1284548

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Visita ao Açude Aracoiaba, distrito de Vazantes

Os alunos do 2º ano do curso técnico em Aquicultura da EP de Guaiúba puderam conhecer a Cooperativa dos Piscicultores do Açude Aracoiaba - COPA, no distrito de Vazantes. Os visitantes foram recebidos pelo Presidente da Cooperativa Dedé e pelo Gerente de Campo André. Após uma apresentação da metodologia de trabalho da Cooperativa e seu histórico, os alunos foram conhecer as estruturas de produção de tilápias em tanques-rede e puderam realizar algumas práticas de manejo.

O curso técnico em aquicultura da EEEP José Ivanilton Nocrato agradece a receptividade dos cooperados que puderam compartilhar sua experiência com os alunos e os receberam muito calorosamente.








sábado, 8 de junho de 2013

Visita ao assentamento Curupati-Peixe - Nova Jaguaribara-CE

Os alunos do 2º e 3º anos do curso técnico em aquicultura da EEEP José Ivanilton Nocrato visitaram no dia 5 de junho o assentamento Curupati-Peixe no açude Castanhão, município de Nova Jaguaribara. Eles puderam conhecer a história do assentamento, práticas de manejo, instalações e equipamentos utilizados.

Foi uma experiência muito interessante e a oportunidade dos alunos conhecerem mais um polo de produção aquícola de nosso estado.


 


  





segunda-feira, 27 de maio de 2013

FENACAM - Programação completa dos Simpósios de Carcinicultura, Aquicultura e Palestras Magnas nas Sessões Técnicas


I FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA DA EEEP JOSÉ IVANILTON NOCRATO


Curso de Carcinicultura - CORAq

Entre os dias 6 e 18 de maio, cinco aluno do 2º ano e 1 aluno do 3º ano do curso técnico em aquicultura da EEEP José Ivanilton Nocrato participaram de um curso de carcinicultura promovido pela CORAq, Empresa Júnior do Curso de Engenharia de Pesca da UFC com carga horária total de 40 hs-aula. As aulas teóricas foram ministradas no Departamento de Engenharia de Pesca e duas visitas técnicas foram realizadas em fazendas na região de Aracati e Icapuí.

Os alunos Abraão Cavalcante, Júlio Igor, Iara Batista, Jamile Lima e Antônio Venâncio do 2º ano e Caetano Filho do 3º contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaiúba que concedeu transporte até o Campus do Pici, onde foi realizado o curso.

A experiência foi interessante pois os alunos puderam, além se aprofundar nos conhecimentos técnicos em aquicultura, ter contato com o ambiente universitário, que os deixou muito interessados em dar continuidade em sua formação com um curso superior.