Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Festival do Camarão da Costa Negra

Durante os dias 14, 15 e 16 de novembro 48 alunos do curso técnico em aquicultura da EEEP J. I. Nocrato estiveram em Acaraú acompanhando a programação do V Festival Internacional do Camarão da Costa Negra. O evento promoveu o Festival Gastronômico, o Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Leste e o I Simpósio Internacional de Indicações Geográficas da Costa Negra. Os alunos puderam também participar de uma oficina de produção de camarões na Fazenda Aquacrusta.

















Para os alunos:
1. Qual foi o ponto alto do evento?
2. O que mais lhe chamou atenção na produção de camarões?
3. Qual assunto foi novidade para você?

Use as perguntas acima para orientar seus comentários.

36 comentários:

  1. acho que o ponto alto foi informa o cultivo do camarão dos produtos na costa negra.
    O que me chamou mais atenção foi como eles ajudavam o camarão quando eles estavam com aquela doença da barriga branca eu acho.
    Eu achei a uma novidade que quero me aprofunda muito e como eles cuidão dos camarões doente para eles não perde a produção toda acho que isso foi uma novidade muito grande para min
    BY: Maelton 1º Aquicultura Nº29

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Ponto Mais Alto Foi Quando Explicaram Como Tratar Vários Tipos De Doenças, Para Que Não Perdão Uma Grande Quantidade De Camarões.
    O Que Mais Mim Chamou Atenção Foi Saber Que a Produção De Camarões Marinhos, Em Ambiente De Cultivo, Vem Crescendo Muito Nos Últimos Anos.
    Novidade Para Mim Foi Dentre As Várias Espécies Existentes, o Camarão Branco Do Pacífico Vem Se Destacando, Por Ser Uma Espécie Relativamente Rústica e Por Apresentar Excelentes Índices Zootécnicos.
    Silmara Lemos Nº: 27

    ResponderExcluir
  4. - O ponto mais alto do evento foi a palestra sobre meio ambiente, dentre as explicações para os ouvintes de que "Cultivo de Camarão" não é POLUENTE ao meio ambiente e sim benéfico!
    - O que mais me chamou atenção foi a praticidade e clareza que nos passaram as ideias e o esclarecimento de dúvidas, podendo assim facilitar a possível construção de uma cooperativa dos alunos de aquicultura para que possam vir a cultivar camarão (QUEM SABE)!
    - O que mais me chamou atenção foi o detalhamento de maneiras para o cultivo em função de não degradar ou atingir o meio ambiente!
    2º ano Aquicultura
    ALUNA: Maria Helene Gomes Caetano N°.26

    ResponderExcluir
  5. -O PONTO ALTO: foi saber que os produtores de camarão,tem de trabalhar em conjunto para diminuir os custos,previner contras as doenças.Também foi ver vários alunos assim como eu, tentando aprimorar os seus conhecimentos pra ofercer mais qualidade para o produtor e consumidor.

    -O QUE ME CAMOU ATENÇÃO: com a teorica eu tinha uma uma idéia de como seria a reproduçao,mas com a pratica pode aprimorar ainda mais, pois pode conhecer toda a fase metamorfose, o que aumetou ainda mais meu conhecimento técnico.

    -UMA NOVIDADE: saber que a carcinicultuara apessar de ser grande,ainda tem muito que crescer,o que me deixou motivado para colaborar com o crescimento

    2°ANO AQUICULTURA
    ALUNO: Francisco Enilson N° 11

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O ponto alto do evento,foi as palestras e as práticas que tivermos como tirar nossas dúvidas na prática. Na reprodução do camarão,me chamou mais atenção quando o orientado explicou que para ter uma reprodução mais rápida devemos retirar um dos olhos da fêmea. O momento da prática com presença de novos técnicos que acompanharam a gente ,juntamente com nossos professores.
    Joelma Teófilo Nº 18 2º Aquicultura

    ResponderExcluir
  8. 1=O ponto alvo foi que a Carcinicultura é uma área de trabalho que mais produz e que está em constante crescimento.
    2=O que me chamou mais atenção é que uma fêmea de camarão consegue produzir 200 mil ovos e que depois que os ovos eclodem, os Náuplios crescem rapidamente.
    3=É que quem é criador de camarão, sabe e procura se prevenir de todas as doenças que o camarão pode ter, como a Mancha Branca.
    CARLOS HENRIQUE. Nº12. 1º AQUICULTURA.

    ResponderExcluir
  9. O ponto alto do evento, foi o modo como eles se expressaram para falar da produtividade dos camarões.
    O que me chamou mais atenção foi,a fase da pós-lava.
    O que foi novidade para mim foi sobre o laboratório de maturação que foi lá onde eles faziam a parte de reprodução dos camarões.
    Carlos Eduardo bezerra de Sousa N°11 1° Aquicultura

    ResponderExcluir
  10. o ponto alto do evento foi a forma do técnicos se expressarem pra nós de forma que todos nós intendia! o que me chamou mais atenção foi a maturação que fala que a fêmia fica com o macho no escuro durante um determinado momento! uma novidade pra me e que eu não sabia o tempo que o camarão levava para deszovar e tem que ser muito cuidadoso com o processo!! David Fernandes da Silva Nº15 1º Aquicultura

    ResponderExcluir
  11. 1-o ponto alvo pra mim, foi as paletras onde eu aprendir varias coisas novas sobre a carcinicultura no nosso Estado e país,e a importancia das APLs.
    2-as doenças como a mancha branca,a fase da reprodução e pós-lava.
    3-APLs e a parte das PLS apó a reprodução.
    Pedro Henrique R.de Paula Granjense N°46 1°aquicultura

    ResponderExcluir
  12. Ponto alto - foi as palestras pois explicava sobre os camarões da costa negra.
    O que mais me chamou atenção foi no dia em que fui visitar a fazenda e lá Explicarão sobre os cultivos de camarão e que eles passa por varias etapa como a sala de climatização,produção entre outras.
    Novidade - foi que os camarões podem aborta alguns ovos e que eles também podem pegar um vírus WSSV mais conhecida como barriga branca.
    BY: Vitória Hivina.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. 1. Qual foi o ponto alto do evento?
    foi transmitir conheciemento sobre o camarão, como evitar doenças ou contaminações na água, formas mais sustentaveis de como produzir o camarão e etcs. Para aqueles que ja sabiam e queria aprender mais sobre o assunto ou nao sabiam e queriam aprender.
    2. O que mais lhe chamou atenção na produção de camarões?
    O que me chamou mais atenção foi quando visitamos uma sala que ficava no escura chamado masturação.
    3. Qual assunto foi novidade para você?
    A produção de camarão na Costa negra.

    Nivya Gomes 1º aquicultura

    ResponderExcluir
  15. 1º No meu ponto de vista foi a visita na fazenda pois aprimorei mais conhecimentos sobre o camarão, e explicar como é o camarão da costa negra e como se deu esse nome.
    2º Me chamou mais atenção foi que a espécie de camarão é muito rústica e vulneráveis os vírus que existe .
    3º Foi novidade pra mim saber das etapas que o camarão passa para chegar em nossas casas que não são poucas e temos que ter muito cuidado pois é um animal muito frágil.
    Brena Kelly 1º Aquicultura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brena, já confirmei seu comentário na nota de atividades. Perdoe-me o lapso.

      Excluir
  16. 1° Foi por em prática conhecimentos adquirido em sala de aula, assim tendo contato com profissionais bem nomeados na área.
    2° Me chamou atenção que ao contrário de que muito ambientalistas falam, alguns carcinicultores procuram preservar, e que muitas vezes seus efluentes são melhores do que foi captado no ambiente.
    3° A maioria das coisas que vi, ja tinha visto durante um curso que fiz na UFC, então a novidade mesmo foi só o contato com outros profissionais do ramo.
    Júlio Igor 2° Aquicultura

    ResponderExcluir
  17. 1. Qual foi o ponto alto do evento?
    As palestras qui falarão para discutir sobre a carcinicultura .
    O objetivo era trazer o máximo de produtor e para discutir o melhoramento do cultivo de camarão em suas fazendas do litoral oeste !

    2. O que mais lhe chamou atenção na produção de camarões?
    como era as fazes de tratamento do camarão, e a falta de uma tubulação no sistema de cultivo faz uma grande diferença.

    3. Qual assunto foi novidade para você?
    quando o trabalhador de lar explicou por quer tirava o olho da femia, era so para identificar a femia do macho !
    Antônio Venâncio 2° Aquicultura

    ResponderExcluir
  18. 1. o ponto alto do evento foi a visita na fazenda, la todos nos vimos as fases do cultivo de camarão.
    2. o cuidado, as fases de cultivo que são varias, e a fase pós-lava.
    3. ver o tanto de produtores que sobrevivem apenas do cultivo de camarão e a importancia que a carcinicultura. o laboratorio de maturação tambem me chamou muita atenção.

    Lygia Benevides, 1º Aquicultura

    ResponderExcluir
  19. 1: As palestras, pois nos proporcionou novos conhecimento sobre carcinicultura.
    2: A etapa de "maturação".
    3: O que mais me chamou atenção foi o assunto sobre a doença "macha branca", e a palestra sobre biossegurança.

    ResponderExcluir
  20. 1=o ponto alto do evento foi a visita a fazenda de camarões.
    2= o que mais me chamou a atenção a velocidade com que os Náuplios evoluem.
    3=saber que ao cortar o olho de uma femea de camarão ativa um glândula que a deixa mais fértil.
    MATIAS PEREIRA Nº33. 1º AQUICULTURA.

    ResponderExcluir
  21. 1=a vista a fazenda e as palestras que foram muito importante para o meu aprendizado.
    2=foi a fase da maturação e a velocidade que os camarões se reproduzem.
    3=que para diferenciar o macho da fêmea eles retiram um olho da fêmea.
    JOEL JORGE Nº22. 1º AQUICULTURA.

    ResponderExcluir
  22. 1= As palestras que nos deixou mais imformados a respeito do cultivo de camarão. A visita à fazenda que nos proporcionou mais conhecimento, nos mostrou passo à passo da Carcinicultura.
    2= A velocidade com que os camarões se reproduzem, a estrutura da fazenda e o processo de maturação.

    - Lizandra Lima. N°:27 1° Aquicultura
    3=O processo de maturação, e a velocidade com que os camarões se reproduzem

    ResponderExcluir
  23. 1: as palestra pois eu adiqiuri muitos conhecimento sobre a carcinicultura a visita a fazenda.
    2:A parti da maturação
    3:apresevção não só do ambiente mais tamtem do camarão

    JAMILY SALES 1 AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1: As palestra pois eu adiquiri muitos conhecimento sobre a carcinicultura a visita a fazenda.
      2:A partir
      da maturação
      3: A preservação não só do ambiente mais tambem do camarão

      JAMILY SALES 1 AQUI

      Excluir
  24. 1. Qual foi o ponto alto do evento?
    as palestras,pois consegui obter um pouco mais de conhecimento.

    2. O que mais lhe chamou atenção na produção de camarões?
    foi saber que a noite para nós é dia para os camarões e vise-verça.

    3. Qual assunto foi novidade para você?
    tudo,porque não tinha nem um tipo de conhecimento da carcinicultura.

    João Marcos. Nº21,1°Aquicultura

    ResponderExcluir
  25. 1. Qual foi o ponto alto do evento?
    Proporcionar conhecimento sobre a carcinicultura com palestras.
    2. O que mais lhe chamou atenção na produção de camarões?
    Da visita na fazendo na parte da maturação.
    3. Qual assunto foi novidade para você?
    Tudo, pois nao tinha conhecimento por produção de camarão.

    CINTYA BEZERRA, 1 AQUICULTURA

    ResponderExcluir
  26. 1- A visita a fazenda de camarões.
    2- O tratamento que os camarões recebem na fase de maturação.
    3- Que os camarões podem abortar todos os seus ovos se ficar muito estressado.

    ALEXANDRO ALEXANDRE DIAS, 1ºAQUICULTURA

    ResponderExcluir
  27. 1-A visita a fazenda dos camarões.
    2-A reproduçao,e o tratamento dos camarões.
    3-As doenças do camarão,e a velocidade que eles tem se reproduzir.

    ResponderExcluir
  28. 1-foi a visita a fazenda dos camarões.
    2-que eles são muito bém tratados.
    3-os camarões pode aborta todos seus ovos se fica muito estressado porisso que os tratadores não deixava ninquem entra aonde os camarões que iam bota os ovos.

    chaga filho 1- AQUICULTURA

    ResponderExcluir
  29. 1. O ponto alto do evento foi a visita a fazenda, as palestras para obter e aprimorar conhecimentos necessários sobre a criação de camarão.
    2.O processo de maturação a reprodução e as diversas fases do cultivo.
    3.a parte do aborto, das doenças e das diversas curiosidades sobre a carcinicultura.
    Ra

    ResponderExcluir
  30. 1. Qual foi o ponto alto do evento?
    R. As palestras, e a visita a fazenda.
    2. O que mais lhe chamou atenção na produção de camarões?
    R. Que a noite para nós é dia para os camarões e o dia para nós, é noite para eles!!
    3. Qual assunto foi novidade para você?
    R. A produção dos camarões e a fazenda enoormee!!

    Débora Olimpia. Nº 16 ( 1º Aquicultura )

    ResponderExcluir
  31. 1.as visita a fazenda e as palestras nos proporcionando novos conhecimentos.
    2.a parte da maturação,e como eles são bem tratados
    3.um pouco de tudo pois eu não tinha muito conhecimento sobre carcinicultura

    ass; Brenda kelly campos p.

    ResponderExcluir
  32. 1-o ponto mais alto foi as palestras que ajudaram a compreender mais o cultivo e a produção do camarão
    2-o que me chamou atenção é que o cultivo de camarão marinho esta crescendo mais e mais,e as fêmeas produzirem 200 mil ovos e depois eles eclodem
    3-Um novidade foi o processo de maturação
    Thaislany Ferreira 44} 1ºAquicultura

    ResponderExcluir
  33. 1. o ponto alto do evento foi a visita na fazenda, la todos nos vimos as fases do cultivo de camarão.
    2.Me chamou mais atenção foi que a espécie de camarão é muito rústica e vulneráveis os vírus que exist
    3. saber que a carcinicultuara apessar de ser grande,ainda tem muito que crescer,o que me deixou motivado para colaborar com o crescimento.
    Aluna: Marina Silva
    1º Aquicultura
    Nº 32

    ResponderExcluir
  34. 1- festival do camarão
    2- de como eles são criados , e como se reproduzem
    3- tudo o que falaou sobre o camarão , pois eu não o conhecia muitoo bem
    Tayná Ferreira, Primeiro Aquicultura

    ResponderExcluir