quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Visita à Fazenda Aquacrusta

Como parte da programação do II Simpósio Internacional de Indicações Geográficas, os alunos do curso técnico em aquicultura da EP de Guaiúba visitaram a Fazenda Aquacrusta de propriedade do senhor Livino Sales, em Acaraú-CE. Os alunos foram acompanhados pelo gerente de produção da fazenda produtora de camarões marinhos Clélio Fonseca e pelo técnico em aquicultura do IFCE Campus Acaraú Tarcio Gomes.

A Fazenda Aquacrusta localiza-se na região denominada Costa Negra, que tem esse nome por conta da coloração escurecida do solo. O camarão produzido nessa região recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o certificado de Indicação Geográfica por denominação de origem, podendo ser comercializado com o título exclusivo de Camarão COSTA NEGRA.

Logo na chegada, Clélio recebeu os alunos no auditório da Fazenda, quando falou aos alunos um pouco da realidade dos profissionais envolvidos na carcinicultura. Logo após foi exibido um vídeo intitucional falando sobre a Costa Negra e da Fazenda Aquacrusta. Na fazenda, os alunos puderam conhecer os processos de produção do camarão vannamei, desde a maturação, larvicultura até a engorda. Também conheceram uma área de reserva ambiental protegida pela Fazenda.

Comentários de alguns alunos sobre a visita:

A Fazenda Cacimbas em Acaraú foi uma experiência bastante proveitosa . O mais legal que eu achei foi a parte da preservação de algumas espécies de caranguejos, fazendo povoamento deles nos mangues.
Passar algumas horas conhecendo uma parte daquela fazenda foi uma experiência e tanto.

Maria Gerlene C. Vieira
___________________


Na Fazenda Cacimbas em Acaraú vimos como é cultivado o camarão, o tratamento que recebem, como ocorrem os processos de reprodução, larvicultura e engorda.
Essa visita proporcionou aos alunos um conhecimento básico da produção de camarão, uma visão de mercado e de atuação profissional.

Júlia Gomes de Araújo
___________________

Eu gostei porque tivemos a oportunidade de muitas coisas novas. Pretendo fazer meu estágio lá em Acaraú. Gostei muito da preservação dos mangues para proteger os caranguejos. Conhecemos os laboratórios, onde ocorrem a reprodução, a coleta e eclosão dos ovos. Vimos também os tanques, como eram utilizadas as águas e mais coisas que pretendo me aprofundar ainda mais.

Ailton Marques Honório
___________________

Bom, gostei muito, pois o mercado de trabalho, que eu pensei que era pequeno, se expandiu de uma forma que me fez dar mais valor ao que estudo. Nossa! Apenas na Costa Negra são 32 empresas de cultivo de camarões. Imagina só no restante do Brasil, ou do mundo!
Outra coisa foi que eu gostei de conhecer outras técnicas de cultivo que eu ainda não conhecia, sem falar nos conselhos do Clélio que aumentou a minha força de vontade de continuar no curso e ser um técnico em aquicultura.

Francisco Cristiano de Sousa Ferrer
___________________

Na visita à Fazenda Aquacrusta pudemos ver de perto como funciona o dia-a-dia de uma fazenda de grande porte voltada para o cultivo de camarão. Lá vimos todo o processo que acontece antes do camarão ir para a fase de engorda. Com a ajuda do gerente de produção Clélio pudemos observar que para a fazenda manter-se em perfeita ordem precisa ter muita responsabilidade e compromisso com o trabalho.
Eu aproveitei muito pois pude esclarecer várias dúvidas sobre diversos assuntos, assim me incentivando cada vez mais a seguir essa carreira.

Antônio Éric Silva Gurguri
___________________

Essa visita foi de grande importância para aperfeiçoar nosso conhecimento sobre o cultivo de camarão, sabendo como é difícil esse cultivo, mas para quem gosta da atividade, não é difícil, só dá trabalho. Pude descobrir que a carcinicultura não faz mal ao meio ambiente e sim de grande importância para a preservação dos mangues e das espécies que lá vivem.

Allef dos Santos Araújo
___________________

Eu gostei muito da aula prática em Acaraú, pois aprendi muitas coisas que eu não sabia e vi na prática o que eu estudo. Foi interessante porque conhecemos muitas coisas novas. Conhecemos o camarão da Costa Negra e como se cultiva esse camarão.

Kelly Jane Lima Martins
___________________

A visita para Acaraú foi muito proveitosa. Conhecemos muitas coisas novas. Aprendemos mais um pouco sobre o cultivo de camarão vannamei. O Clélio nos deu uma noção da vida profissional que teremos depois do curso se quisermos realmente seguir nesse ramo.

Maria Helene Gomes Caetano
___________________

A EEEP José Ivanilton Nocrato agradece à Fazenda Aquacrusta pela receptividade e ao Téc. em Aquicultura Tárcio Gomes pela companhia e ensinamentos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário