Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Aquaponia

 A produção de peixes pode ser desenvolvida em sistemas intensivos com recirculação de água. Esses sistemas demandam equipamentos para o movimento de água através dos diferentes reservatórios e por fim a uma estrutura de depuração da água servida para então retornar ao sistema. A estrutura de depuração constitui-se de filtros químicos, físicos ou biológicos em associação ou isoladamente, dependendo do objetivo e porte da criação exercida.
A hidroponia consiste no cultivo de vegetais, normalmente hortaliças, sem o contato com o solo. Os nutrientes necessários ao crescimento das hortaliças são adicionados em solução aquosa que circula por meio de tubulações bombeada por motores elétricos.
A aquicultura em sistemas fechados (nos quais não há necessidade ou é reduzida a renovação de água) e a hidroponia necessitam de certos equipamentos em comum fazendo com que possam ser desenvolvidas concomitantemente caracterizando assim a aquaponia. Sistemas de aquaponia ainda são pouco explorados comercialmente, entretanto já existem iniciativas tanto científicas como produtivas propondo-se a disseminar essa prática. A aquaponia mimetiza os ciclos biológicos que há milênios reutilizam os mesmos compostos em diferentes níveis da cadeia trófica. Dessa maneira, o conceito de sustentabilidade aplica-se de forma efetiva em um sistema de aquaponia, pois os resíduos gerados pela aquicultura tornam-se nutrientes para as plantas.








3 comentários:

  1. Olá, gastaria de mais detalhes sobre esse sistema.

    Teria com vcs disponibilizarem no meu e-mail: ddnetto@hotmail.com

    Fico no aguardo

    Att.

    Deraldo Neto

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!poderiam me enviar informações desse sistema,tipo o projeto e quantidade de peixes para cada caixa,obrigado.
    flaviaalmeida1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite !poderia mim enviar informações sobre esse sistema, detalhes etc... fabioomax@gmail.com

    ResponderExcluir