Páginas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PISCIS recebe menção honrosa no Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável

Sex, 14 de Fevereiro de 2014 14:16
O projeto “Piscicultura sustentável: dos Resíduos à Geração Bionegócios”, da empresa cearense PISCIS, recebeu Menção Honrosa na categoria Empreendedorismo Ambiental da 7ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. Ao todo, 90 projetos de sete estados brasileiros foram inscritos nas categorias Empreendedorismo Ambiental, Econômico, Educacional e Social. A cerimônia de premiação foi realizada na quarta-feira (12) à noite, em Curitiba (PR).

Na modalidade Empresa de Micro e Pequeno porte, o projeto premiado foi “Reserva particular de desenvolvimento sustentável – RPDS”, da Companhia Brasileira de Conservação de Florestas, de Curitiba.

andre_ozires_silvaDe acordo com André Siqueira, um dos sócios da empresa, a Menção Honrosa foi um reconhecimento muito significativo e vem incentivar ainda mais as ações da empresa no desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Esse prêmio está na 7ª edição e traz o nome de um grande empreendedor, o senhor Ozires Silva, que veio de uma família simples do interior de São Paulo e tinha um sonho: produzir aviões no Brasil. Ele foi o fundador da Embraer. O sonho que temos para a Piscis é ser referência no aproveitamento de resíduos da piscicultura, contribuir para a sustentabilidade desse importante segmento da agropecuária e gerar negócios onde antes não existia."

PISCIS

O projeto da empresa cearense funciona da seguinte forma: por meio de um sistema a vácuo, instalado em um caminhão, a empresa realiza a coleta de vísceras da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), geradas no abate das tilápias na região do Açude Castanhão, em Jaguaribara (CE).

Após a coleta, o material é processado e é retirado um óleo rico em Ômega 6, que é utilizado na produção de rações balanceadas para aves e suínos. O óleo produzido é vendido para indústrias de ração animal. Em 2013, a Piscis movimentou cerca de 900 toneladas de vísceras, produzindo cerca de 300 mil litros de óleo.

Em 2011, a empresa foi contemplada no edital nº 10/2011 – Pappe Integração - 2ª chamada, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), com o projeto “Desenvolvimento de sistema adequado para coleta e transporte de vísceras de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)”. A PISCIS teve projetos aprovados em outros dois editais da Funcap.

Fonte: http://www.funcap.ce.gov.br/index.php/noticias/44699-piscis-recebe-mencao-honrosa-no-premio-ozires-silva-de-empreendedorismo-sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário